O Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, LSF-IEE/USP, iniciou suas atividades em 1995. Em fevereiro de 1997 recebeu apoio da FAPESP, auxilio JP, que possibilitou a sua consolidação e atual atuação na área de sistemas fotovoltaicos. 
 
O LSF-IEE/USP atua em três linhas de atividades associadas com as aplicações de sistemas fotovoltaicos; pesquisa acadêmica realizada por estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa Pós-Graduação em Energia da Universidade de São Paulo, desenvolvimento e teste de sistemas de acondicionamento de potencia e prestação de serviços de qualificação de módulos fotovoltaicos, controladores e conversores cc/ca realizados no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem. 
 
Desde 2009 o LSF-IEE/USP é laboratório associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia, INCT-EREEA, e membro do Núcleo de Coordenação da Rede SIBRATEC para energia solar fotovoltaica.